Tema:
Porcentagem e Probabilidade
Justificativa
A ideia de
chance faz parte do cotidiano. As pessoas querem saber que chances têm de
acertar ou não uma escolha. Procuram fazer “previsões” para saber se é mais
provável ocorrer isso ou aquilo. Esse assunto faz parte de uma “alfabetização
matemática” necessária nos dias de hoje. Daí a importância de se trabalhar
porcentagem e probabilidade no quinto ano do ensino fundamental.
Objetivos:
- Introduzir a ideia de porcentagem relacionando com
as frações;
- Determinar a porcentagem de figuras e de números;
- Explorar a ideia de probabilidade;
- Resolver problemas que envolvem porcentagem e
probabilidade.
O importante conceito de
porcentagem, um dos instrumentos matemáticos de maior uso a sociedade moderna,
será trabalhado por meio de situações-problemas, com materiais concretos
através de jogos e trabalhos em grupo.
Recursos
Sistema Monetário, moedas, livro
didático, jornais revistas, computador, internet, etc.
Cronograma
Será realizado durante duas
semanas divididas em aulas de uma hora, sendo cincos por semana.
Avaliação
Através de observação e
atividades, perceber se a turma alcançou os objetivos propostos, percebendo a
relação entre porcentagem, fração e probabilidade.
Referências
DANTE, Luiz Roberto. Matemática. Editora: Ática. São Paulo,
2012.
ESCOLA KIDS. Disponível em<http://www.escolakids.com/numeros-decimais-e-porcentagem.htm>acessado
em: 18 de setembro de 2013.
NOAS. Disponível em<http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/matematica/tabela-de-fracoes-e-porcentagem/>acessado
em: 18 de setembro de 2013.
REVISTA NOVA ESCOLA. Disponível em<http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/reconhecer-porcentagem-como-representacao-fracao-619792.shtml>acessado
em: 18 de setembro de 2013.
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