quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Projeto de Trabalho


Tema:
Porcentagem e Probabilidade

Justificativa

A ideia de chance faz parte do cotidiano. As pessoas querem saber que chances têm de acertar ou não uma escolha. Procuram fazer “previsões” para saber se é mais provável ocorrer isso ou aquilo. Esse assunto faz parte de uma “alfabetização matemática” necessária nos dias de hoje. Daí a importância de se trabalhar porcentagem e probabilidade no quinto ano do ensino fundamental.

Objetivos:

  • Introduzir a ideia de porcentagem relacionando com as frações;
  • Determinar a porcentagem de figuras e de números;
  • Explorar a ideia de probabilidade;
  • Resolver problemas que envolvem porcentagem e probabilidade.
 Metodologia

O importante conceito de porcentagem, um dos instrumentos matemáticos de maior uso a sociedade moderna, será trabalhado por meio de situações-problemas, com materiais concretos através de jogos e trabalhos em grupo.

Recursos

Sistema Monetário, moedas, livro didático, jornais revistas, computador, internet, etc.

Cronograma

Será realizado durante duas semanas divididas em aulas de uma hora, sendo cincos por semana.

Avaliação

Através de observação e atividades, perceber se a turma alcançou os objetivos propostos, percebendo a relação entre porcentagem, fração e probabilidade.

Referências

DANTE, Luiz Roberto. Matemática. Editora: Ática. São Paulo, 2012.

ESCOLA KIDS. Disponível em<http://www.escolakids.com/numeros-decimais-e-porcentagem.htm>acessado em: 18 de setembro de 2013.

NOAS. Disponível em<http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/matematica/tabela-de-fracoes-e-porcentagem/>acessado em: 18 de setembro de 2013.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Ativ.2.1 Texto Coletivo



Conhecendo as portas
A Navegação em portais permite conhecer os cursos que o portal oferece, as aulas que auxiliam no planejamento, conhecimento que chama a atenção e motivando buscar mais possibilidades de aprendizagens. Buscar exemplos de projetos, sugestões de atividades, encontra-se atividades que estamos trabalhando. As ferramentas como vídeos ajudam na elaboração das atividades de sala, conhecendo a utilização e projetos já desenvolvidos com software educacionais como o google earth, Laifi: http://www.laifi.com . Proporciona a utilização dos vídeos enriquecendo as aulas.

Tecnologias e Projetos de Aprendizagem


Nome do cursista: Cristhiane Carla Lima
Projeto: Meio-ambiente: Reciclagem: faça sua parte!
Serie: ano B

Descrever: por que escolheu esse projeto?
Devido ao excesso de lixo encontrado em nossa cidade e a necessidade de uma ação social em que contribuam não apenas com a escola, mas com toda a sociedade, percebendo-os como cidadãos ativos.

Como foi desenvolvido?
Os educandos no laboratório de informática elegeram um representante da sala e em conjunto fizeram cadastro no site depois de terem lido as regras, comentado e tirado dúvidas a respeito do programa, que consiste em arrecadar embalagens vazias de refresco em e enviá-las para a reciclagem, ganhando dois centavos por embalagem que será utilizada na escola, observaram cartazes e confeccionaram outros utilizando o software: Tux Paint, com algumas alterações, pedindo para que toda comunidade escolar colabore juntando as embalagens, que posteriormente serão enviadas.

Quais conceitos curriculares os alunos utilizaram?
Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de regras, produção de cartazes;
Matemática: Operações de multiplicação com números decimais, relacionados com o sistema monetário;
Artes: Produções de cartazes.

Quais recursos foram utilizados?
Computadores, papéis impressos, embalagens, pinceis, quadro negro.

Cite os principais pontos positivos dessa experiência e os pontos que suscitaram preocupações ou dúvidas.
O projeto foi muito produtivo porque os educandos se sentiram ativos e construtores do próprio conhecimento de forma divertida sem perceber sua aprendizagem, a única dificuldade foi o trabalho em grupo por algumas discordâncias entre eles, rapidamente solucionadas através de conversas.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

O Professor de Hoje


Nos dias atuais devido à diversidade dos alunos e a falta de um objetivo definido da escola está cada vez mais difícil ser educador, portanto o mesmo deve ser reflexivo e pesquisador, levando em conta a experiência, mas sempre refletindo a mesma de forma coletiva, para que ela não se transforme em rotina, mas sim em conhecimento. E para tal, é muito importante uma formação continuada em que os professores tenham autonomia, ao contrário não surtirá efeito. O professor de hoje deve ter competência de organização do trabalho escolar, utilizando dos meios tecnológicos e de reelaboração do conhecimento, agindo como agente de aprendizagem que estimula nos educandos o desejo de aprender e o prazer provindo dele durante toda a vida ao mesmo tempo em que se coloca como aprendiz.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

1º Ano empolgado utilizando os blocos

 

 







2013-Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs


Breve Reflexão:

Pozo, em seu artigo “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento” nos alerta sobre a mudança ocorrida na sociedade nos últimos tempos onde a informação se tornou bem acessível, através inúmeras mídias disponíveis, porém, apesar disso, é crescente o número de educandos que são levados ao fracasso escolar. Portanto, essa transformação na sociedade exige mudança na educação, cabendo a nós educadores, não mais transmitir verdades prontas e sim, possibilitar o educando adquirir competências para aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação, construindo assim sua própria verdade.
Referência:

http://www.diretoriabarretos.pro.br/patio_online2.htm (1 of 5) [20/8/2008 08:42:36]